segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Resenha: Caixa de pássaros - não abra os olhos

 


Nome Original do Livro: Bird Box 
Autor(a): Josh Malerman
Ano de Lançamento:  2015
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 272
Gênero: Contos de horror/ Thriller
Avaliação: 5/5



  Depois de uma leitura agonizante, além de eu ter ficado com uma ressaca literária e o apego a protagonista, a inquietação estava tomando conta de mim para esta resenha sair logo. Para quem ainda não conhece Caixa de Pássaros, confiram a sinopse: 


   Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


  Sofri demais para obter este livro e assim que o peguei comecei a lê-lo e não conseguia parar mais. A leitura te apavora, da tique, te prende e não quer mais te soltar, ainda mais levando em conta que seus capítulos são alternados entre passado e presente, aí você já sabe que a ansiedade é na certa!

  Sobre o cenários pós-apocalíptico, não tem nada de inovador (é praticamente os mesmo das séries e filmes de zumbis) exceto pelas janelas tampadas com cobertores e a humanidades quase extinta. Porém o causador desse Novo Mundo é uma criação totalmente diferente, uma criatura que não pode ser vista nem descrita, e é ela que faz o livro ter tanto sucesso.

  Malorie é a nossa grande protagonista, que em meio ao caos, treinam seus filhos, Garoto e Menina, para aprenderem a aguçarem suas audições (já que não se pode mais confiar na visão) além de enfrentarem o ado de fora da casa, vendados em um barco, buscando o caminho para terem uma vida melhor. Se você não se apegar a ela, eu não sei o que dizer.
  
  A história é fantástica, os fatos são descritos com coerência, tudo em uma leitura leve e capítulos bem curtinhos. Josh inovou no quesito "fim do mundo", criando ago que ninguém ainda tinha escrito, nos mostrando uma criatura nova nas história, nos deixando com medo de olhar para fora da janela e se deparar com ela nos encarando, assim como eu quando estava lendo no ônibus ou voltando para casa em uma rua escura.

 Caixa de Pássaros tem uma narrativa tão incrível, que além de te prender na leitura até o final, você vai querer reler o livro assim que terminar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo