quinta-feira, 3 de julho de 2014

Benefícios e Vantagens de Ler


 Existem tantos benefícios em pegar um bom livro e se perder nele. A leitura traz tanto prazer e, como Albus Dumbledore bem colocou: "Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa fonte mais inesgotável de magia..." Então, quais são os reais benefícios?

1. Reduz o estresse

 Quando lemos, nós podemos ficar tão perdidos que a leitura realmente nos leva a lugares e tempo diferentes, com personagens diferentes. A leitura fornece uma pausa muito necessária dos estresses diários de nossa vida sem sair de casa. Em um artigo para Huffington Post, Laura Schocker relatou, "Pesquisa realizada em 2009 no Mindlab internacional na Universidade de Sussex, mostrou que a leitura é a maneira mais eficaz de superar o estresse, superando velhas atividades favoritas como ouvir música, desfrutar de uma xícara de chá ou café e até mesmo sair para caminhar. Os participantes da pesquisa levaram apenas seus minutos para relaxar (o que foi medido através de avaliação do batimento cardíaco e tensão muscular), assim que começavam a virar as páginas."

2. Nos faz dormir melhor

 Leitura, comparada a jogar no celular ou assistir TV, lhe dará melhores padrões de sono. Eletrônicos podem ser muito perturbadores para o sono, então abra um livro e relaxe até uma boa soneca.

3. Expande nossa gama de experiência

 Quando lemos sobre coisas além de nossa própria experiência pessoal, alcançamos uma maior compreensão do que os outros passam. Podemos perceber que os outros talvez tenham se sobressaído durante dificuldades e que nós também podemos fazê-lo. Também podemos ver que talvez nossa vida não seja tão ruim quanto pensamos. Podemos ganhar coragem e força, vivendo vicariamente através de personagens bem desenvolvidos.

4. Nos faz ganhar empatia

 Estudos mostram que podemos realmente ter um aumento de empatia quando lemos. Quando expandimos a nossa gama de experiência, no processo, aprendemos a ser mais compreensivos para com os males dos outros.

5. Melhora a conectividade do cérebro

 A leitura melhora a conectividade do cérebro, a cognição incorporada e teoria da mente. Para aqueles de vocês que, como eu, não fazem ideia do que isso significa, um artigo da Psychology Today por Christopher Bergland explica que ler melhora a comunicação de uma parte do cérebro com a outra, a capacidade de nos colocarmos no lugar dos outros e entender o raciocínio por trás de suas escolhas.

6. Mantém nossas mentes jovens e evita doenças

 Tudo isso pode resultar em nos manter afiados por mais tempo e evitar coisas como Alzheimer. Quanto mais lemos, e com os efeitos durando por dias, mais tempo podemos manter nossas faculdades mentais.

7. Nos conecta com o mundo

 Ao aprender como os outros vivem e lidam com suas vidas, além de um aumento na empatia, nos tornamos conectados com o mundo de uma forma que não poderíamos experienciar se não fosse pela leitura. Descobrimos que somos parte de um grande conglomerado de pensamentos e emoções humanas.
 Enquanto ler bons livros é benéfico para nós, adultos, compartilhar esse amor pela leitura com as crianças é uma ótima maneira de iniciá-las no caminho desse aprendizdo, talvez até mais cedo do que nós.
 Comece lendo para seus filhos (eu leio para eles quando ainda estão no útero) desde o nascimento, e não se coíba das grandes obras da literatura clássica. Há mais na vida do que livros infantis. Leitura precoce proporciona a eles uma base sólida de aprendizagem, aumento de vocabulário e todas as outras lições sobre as quais já escrevi.
 À medida que crescem, dê-lhes cartões de biblioteca e deixe que escolham bons livros para ler. Incentive-os e reserve um tempo em suas agendas lotadas para perderem-se em uma aventura literária. Leia com eles para melhorar a experiência, trocar ideias e fazer-lhes perguntas. Eles nunca são velhos demais para isso.
 Lembre-se que a leitura vai melhorar sua cognição e desenvolver o aprendizado na escola. É um dos melhores presentes que podemos compartilhar com nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo